Internacional

DOCUMENTAÇÃO PARA VIAGEM INTERNACIONAL

Viagens para Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru e Bolívia

Os documentos necessários no embarque é o passaporte válido ou a carteira de identidade original emitida pela polícia civil (SSP). A carteira de identidade tem que estar em ótimo estado de conservação e com foto atualizada, identificando com clareza seu portador.

Não são válidas em viagens internacionais carteiras funcionais como OAB, CREA, CRM, militares, de motorista, entre outras.

Para os menores de 18 anos, é importante ressaltar que certidões de nascimento não são válidas para viagens ao exterior e travessias de fronteiras. Esses menores devem viajar acompanhados do pai e da mãe que constam na carteira de identidade, no caso do menor viajar sem a presença do pai ou da mãe, é necessário a autorização de um deles. Essa autorização deve CITAR O PAIS OU PAÍSES A SEREM VISITADOS, ser em duas vias com firma reconhecida por autenticidade contendo data de validade, também é necessário colar nas duas vias da autorização uma foto ¾ ou 5/7 e anexar cópia do RG do menor, ou termo de guarda ou de tutela.

Modelo de autorização para criança ou adolescente viajar ao exterior. Download

O novo passaporte brasileiro, de cor azul, não registra a filiação do viajante, porém as Delegacias da Polícia Federal possuem acesso a um sistema de identificação que informa os dados do portador do passaporte.